terça-feira, 27 de setembro de 2016

Curiosidades



1º Sarau Cultural do Maestro

Acontecendo: Hoje 27/09/2016

Aqui e agora!

Aguardem ... Fotos Culturais e muito mais! 

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Curiosidades

Bandas e Duetos Convers

Em parceria com a Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes

Realização: E.E. Camilo Faustino de Mello

 

Alunos que tocam ou cantam, é com vocês.
Que tal... participarem??
  Inscrição até 14/09/16
 Informações com professor Almir ou com a  professora Carmen. 


"Bora se inscrever"


Destaques


Apresentação com Power Point

A aluna Ana Júlia Fusco de Oliveira 6ºB surpreendeu com a apresentação de seu trabalho sobre: As Camadas da Terra na aula de Geografia, com uma ótima apresentação utilizando o Power Point. 

Mostrou que bate-papos... são a parte.   


Destaques

 II Feira de Ciências das Escolas de Mogi das Cruzes


A E.E. Maestro Antônio Mármora parabeniza os alunos Roberto G. Brito Jr. e Felipe G. Marques dos Santos do 9° B pela participação e desempenho no projeto, que os levaram a conquistar o 1º Lugar na DERMGC.



       

Destaques

English work 

Sobre as bandas, cantores e intérpretes ingleses, norte-americanos e australianos.

Àqueles que pesquisaram, se dedicaram e entregaram na data agendada. O  compromisso assumido e a responsabilidade com a atividade proposta, certamente demonstra que o processo ensino e aprendizagem está garantido.

 Professora Ana Cristina Parabeniza os alunos do 6º e 7º ano



 


quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Curiosidades


O 2º Semestre de 2016 chegou...   e com ele, chegando o dia da divulgação dos classificados para  a 2ª fase e do local da realização das provas da 12ª Olimpíada de Matemática das  Escolas Públicas, que será dia 10/08/16.
Aguardamos a divulgação, e acreditamos no bom desempenho de nossos alunos. 
  


Uau!!! Aqui estão os finalistas da Escola Antônio Mármora:

* Alunos Nível I:

Posição:    Nome:                                                         Ano:

1º                   Adriel Lemes Costa                                               7º C
2º                   Davi de Oliveira Silva                                           7º A
3º                   Dinarte Felipe do Amaral  Neto                         7º A
4º                   Gabriel Vidal Pizzolito                                         7º C
5º                   Jorge Orlando Aparecido Mendonça                7º B
6º                   Lucas Matheus Ferreira da Silva                       6º B
7º                   Rafael Medina Alvarez Silva                               7º C



* Alunos Nível II: 

1°                  Ana Ketlyn B. dos Anjos Mendes                             9° B
2º                  Julia Melo de Oliveira                                               9º A
3º                  Matheus Augusto dos Santos Fonseca                      8º A
4º                  Renan Vinícius dos Santos                                        8º C


 Nossos Parabéns pela dedicação e desempenho.

Desejamos uma boa prova, lembrando-os que a mesma será na

E. E. Irene Caporali de Souza. 


 



vestibulinho


Grupo de Estudo


Já retornamos nossos estudos.
 O primeiro semestre valeu a pena, tivemos alunos aprovados. Parabéns!!! 
E, agora convidamos os demais alunos do 9º ano a também participarem
do Grupo de Estudo, às terças e quartas-feiras, das 12:20 às 13:20 h.

Estou aguardando vocês, professora Thelma.  




quinta-feira, 30 de junho de 2016



HI FOLKS! ENJOY YOUR WINTER VACATION...


OI PESSOAL! CURTAM SUAS FÉRIAS DE INVERNO...

Mensagem

E E Maestro Antônio Mármora Filho

Comunicado nº 12/2016 - Srs  Responsáveis 

Calendário Escolar 
Datas importantes: 
30/06 - Último dia de aula do 1º Semestre

01/07 - Reunião Conselho de Classe e Série (não haverá aula - os alunos monitores
            de sala devem comparecer)
04/07 - Férias
01/08 - volta às aulas
04/08 - Reunião de Pais

site da escola:
http://blogdomarmora.wix.com/sitedomarmora 

terça-feira, 14 de junho de 2016

vestibulinho


ETEC -  Processo Seletivo Vestibulinho 2º SEM/16.


Atenção - Alunos Treineiros


  •  site www.vestibulinhoetec.com.br
  • 14/06/2016 - Divulgação dos locais de Exame
       Boa prova a todos. 

quinta-feira, 2 de junho de 2016

VESTIBULINHO


GRUPO DE ESTUDO -Vestibulinho  

 2º Semestre/2016 - SENAI/ETEC

Alunos participantes:

Daniela Yumi A. Tanaka         -      Éric Ferreira Noé               -        Gabriela G. C. da silva
Ingrid M. S. Rodrigues            -     Júlia M. de Oliveira            -        Kailainy Aimi N. Nakahara
Ketlyn c. D. Branco                 -     Laís Lorrane M. Souza       -        Matheus T. da Siva
Nathália R. Prado                     -    Níckolas C. N. de Siqueira  -        Pedro A. Coura
Roberto G. Brito Jr.                  e    Sthefany Ol. da silva.

A professora Thelma da Silva faz parte desta história, e 

conta com a dedicação e esforço de cada aluno.




PROVA dia 05/06/2016 - Boa prova aos treineiros e demais participantes.


       

quarta-feira, 23 de março de 2016

MOMENTO LITERÁRIO


Vamos assistir um vídeo de Mauricio de Sousa ? Turma da Mônica - Um conto de Páscoa.

3º DESAFIO

Os vegetais precisam respirar. Para tanto, eles absorvem gás oxigênio do ambiente. Essa absorção ocorre principalmente através de suas folhas e de suas raízes. Assim, o solo precisa ter certa quantidade de ar para que as raízes possam absorver o gás oxigênio. Considerando esse aspecto, podemos afirmar que as minhocas prestam um importante serviço ecológico, pois contribuem para o arejamento do solo.As minhocas estão sempre cavando túneis e revolvendo a terra à procura de restos orgânicos, dos quais se alimentam, deixando a terra fofa e arejada. Além disso, esses túneis facilitam a drenagem das águas das chuvas. Em solos muito duros, normalmente não há minhocas, principalmente porque ali elas não conseguem cavar as suas galerias. Não existindo esses animais, a terra terá menos húmus e menos gás oxigênio e, portanto, oferecerá menos recursos para a vida vegetal.
Sobre esses animais, é correto afirmar que

(A) são invertebrados, de vida parasitária, como as lombrigas e as sanguessugas.

(B) possuem corpo cilíndrico, não segmentado e respiram por meio de brânquias.

(C) favorecem a agricultura, pois produzem o gás oxigênio necessário à respiração das raízes dos vegetais.

(D) sintetizam a matéria orgânica de que necessitam para sobreviver a partir dos minerais que absorvem do solo.

(E) rastejam e cavam túneis graças à contração e distensão coordenadas dos músculos de cada segmento do corpo.


RESPOSTA DO 2º DESAFIO: "C"

PENSAMENTO DO DIA


terça-feira, 22 de março de 2016

MOMENTO LITERÁRIO

Em 1959, quando ainda trabalhava como repórter policial, criou seu primeiro personagem - o cãozinho "Bidu". A partir de uma série de tiras em quadrinhos com "Bidu e Franjinha", publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira. Nos anos seguintes criou diversos personagens - "Cebolinha", "Piteco", "Chico Bento", "Penadinho", "Horácio", "Raposão", "Astronauta" etc. Em 1970, lançou a revista da "Mônica", com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.

Em 1986, Mauricio saiu da Editora Abril e levou seus personagens para a Editora Globo. Em 1998, recebeu do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a medalha dos Direitos Humanos. Em 2006 saiu da Editora Globo e ingressou na Editora Panini, uma multinacional italiana.

Em 2007, Mônica foi homenageada "Embaixadora do UNICEF". Pela primeira vez um personagem de histórias infantis recebe esse título. Na mesma cerimônia, Mauricio de Sousa foi homenageado "Escritor para Crianças do UNICEF". Em 2008 o Ministério do Turismo nomeou Mônica "Embaixadora do Turismo Brasileiro".

A publicação da "Turma da Mônica Jovem", uma linha de personagens com 15 anos de idade, vendeu em 2008, mais de um milhão e meio de exemplares, dos quatro primeiros números da revista. Nas comemorações do centenário da Imigração Japonesa para o Brasil, Maurício criou os personagens "Tikara" e "Keika", que foram incorporados às histórias da Turma da Mônica.

Hoje entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CDs, livros tridimensionais e livros em braile.

Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, vídeos e DVDs, revistas e livros. Em 2013, a "Turma da Mônica" comemorou seus 50 anos.

Prêmios - Títulos - Homenagens
Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica (Itália, 1971)
Troféu Yellow Kid, o Oscar dos Quadrinhos Mundiais (Itália, 1971)
Prêmio de Literatura Infantil da ABL (Brasil, 1999)
Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche (Pittsburgh, 2001)
Medalha do Vaticano (Washington, DC, 2004)
Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche (São Paulo, 2007)
Medalha de Vermeil (França, 2008)
Prêmio Pulcinella, pelo conjunto da obra (Itália, 2011)


Personagens de Mauricio de Sousa
Turma do Bidu
Turma da Mônica
Turma do Chico Bento
Turma da Tina
Turma do Penadinho
Turma do Peteleco
Horácio
Astronauta
Turma da Mata
Papa Capim
Nico Demo
Turma do Pelezinho
Turma do Dieguito
Ronaldinho Gaucho
Turma da Mônica Jovem
Turma do Cebola Jovem

Evolução da personagem: Magali
Evolução dos personagens:Chico Bento e Rosinha
Evolução da personagem: Mônica

 
Evolução do personagem Cascão
Evolução do personagem: Cebolinha 

PENSAMENTO DO DIA


AULA PRÁTICA

A Professora de Ciências Lucélia Aparecida de Carvalho, preparou uma experiência para os alunos dos 9º anos A e B. O assunto "Misturas de substâncias (homogêneas)", utilizando como recurso: farinha de trigo, sal, óleo, água e corante comestível para confeccionar uma Massa de Modelar Caseira. Os objetivos foram desenvolver as habilidades de: Entender como podem ser formados as misturas sólidas homogêneas e registrar dados experimentais em relatórios de forma eficiente.

"Eu gostei, queria que tivesse de novo porque é uma aula diferente e também foi uma aula organizada, legal e divertida. Na minha opinião deveria ter mais vezes." (Isabela Leite dos Santos Faustino - aluna do 9º ano B).

"Foi uma aula bem organizada, todos colaboraram foi uma experiências legal, divertida e o principal educativa. Na minha opinião foi uma experiências que deveria ter mais vezes, pois renderia uma boa aula e a participação de todos". (Lidiany Ribeiro - aluna do 9º ano B).

Mãos a obra Professora Coordenadora Andréa Pavanelli e professores para realizarmos mais vezes aulas práticas!! 

PARABÉNS PROFESSORA LUCÉLIA!

"A teoria sem a prática vira 'verbalismo', assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade".(Paulo Freire)
Professora Lucélia e alunos do 9º ano A

Professora Lucélia e alunos do 9º ano B



segunda-feira, 21 de março de 2016

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Os desafios da Educação inclusiva: foco nas redes de apoio




Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais 

Os sistemas de apoio começam na própria escola, na equipe e na gestão escolar. O aluno com necessidades especiais não é visto como responsabilidade unicamente do professor, mas de todos os participantes do processo educacional. A direção e a coordenação pedagógica devem organizar momentos para que os professores possam manifestar suas dúvidas e angústias. Ao legitimar as necessidades dos docentes, a equipe gestora pode organizar espaços para o acompanhamento dos alunos; compartilhar entre a equipe os relatos das condições de aprendizagens, das situações da sala de aula e discutir estratégias ou possibilidades para o enfrentamento dos desafios. Essas ações produzem assuntos para estudo e pesquisa que colaboram para a formação continuada dos educadores.

A família compõe a rede de apoio como a instituição primeira e significativamente importante para a escolarização dos alunos. É a fonte de informações para o professor sobre as necessidades específicas da criança. É essencial que se estabeleça uma relação de confiança e cooperação entre a escola e a família, pois esse vínculo favorecerá o desenvolvimento da criança.

Na perspectiva da Educação inclusiva, os apoios centrais reúnem os serviços da Educação especial e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). São esses os novos recursos que precisam ser incorporados à escola. O aluno tem direito de frequentar o AEE no período oposto às aulas. O sistema público tem organizado salas multifuncionais ou salas de apoio, na própria escola ou em instituições conveniadas, com o objetivo de oferecer recursos de acessibilidade e estratégias para eliminar as barreiras, favorecendo a plena participação social e o desenvolvimento da aprendizagem.

Art. 1º. Para a implementação do Decreto no 6.571/2008, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos; Art. 2º. O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem; Parágrafo Único. Para fins destas Diretrizes, consideram-se recursos de acessibilidade na Educação aqueles que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos demais serviços. (CNB/CNE, 2009).

Ainda que não apresente números consideráveis, a inclusão tem sido incorporada e revela ações que podem ser consideradas práticas para apoiar o professor. Ter um segundo professor na sala de aula, é um exemplo, seja presente durante todas as aulas ou em alguns momentos, nas mais diversas modalidades: intérprete, apoio, monitor ou auxiliar. Esse professor poderá possuir formação específica, básica ou poderá ser um estagiário. A participação do professor do AEE poderá ocorrer na elaboração do planejamento e no suporte quanto à compreensão das condições de aprendizagem dos alunos, como forma de auxiliar a equipe pedagógica.

Outra atividade evidenciada pela prática inclusiva para favorecer o educador é a adoção da práxis - no ensino, nas interações, no espaço e no tempo - que relacione os diferentes conteúdos às diversas atividades presentes no trabalho pedagógico. São esses procedimentos que irão promover aos alunos a possibilidade de reorganização do conhecimento, à medida que são respeitados os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.

Vale ressaltar que a Educação inclusiva, como prática em construção, está em fase de implementação. São muitos os desafios a serem enfrentados, mas as iniciativas e as alternativas realizadas pelos educadores são fundamentais. As experiências, agora, centralizam os esforços para além da convivência, para as possibilidades de participação e de aprendizagem efetiva de todos os alunos.

SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA

Como Melhorar sua Qualidade de Vida?


Veja abaixo algumas atitudes que podem ajudar a manter seu bem-estar físico e mental:
  1. Mantenha a mente ativa: Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos.
  2. Respire mais profundamente.  O sangue precisa de oxigênio. A respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente durante alguns minutos do dia, preferencialmente em algum lugar com muito ar puro.
  3. Faça exercícios físicos diariamente.  Caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de yoga, jogue vôlei, futebol, basquete, tênis. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.
  4. Saboreie um bom chocolate. Em pequenas quantidades, ele pode ser benéfico à saúde. Segundo estudo do King’s College, de Londres, a quantidade de flavonóides encontrada em 50 gramas de chocolate é equivalente à de seis maçãs, duas taças de vinho ou sete cebolas. Os flavonoides têm sido apontados como importantes armas no combate aos radicais livres.
  5. Pratique meditação.  Considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens do céu. Isto é, não se prenda a eles — apenas observe-os e deixe-os passar.
  6. Tenha mais contato com a natureza.  Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a ouvir a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.
  7. Durma bem.  Estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo.
  8. Seja mais otimista.  Após dez anos estudando como a personalidade de uma pessoa pode influir no aumento ou na diminuição da expectativa de vida, pesquisadores holandeses concluíram que ter uma atitude positiva melhora o bem-estar e  diminui o risco de doenças.
  9. Se alimente bem. Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Inclua doses de fibras, frutas e verduras no seu dia-a-dia. Evite comer muita fritura e doces. Cuidado com as quantidades, comer menos e mais vezes é a melhor solução.
  10. Aceite sua vida.  Em primeiro lugar é importante deixar claro que aceitar não significa se acomodar e se conformar com situações que podem ser mudadas. Lute para melhorar o que estiver ao seu alcance, mas procure, ao mesmo tempo, ver o que existe de positivo em sua casa, sua família, sua cidade e em tudo mais que estiver à sua volta.                                         FONTE:http://belezaesaude.com/passos-melhorar-qualidade-vida/

CURIOSIDADES

A banana tem sementes?

Apesar do que muitos pensam, dependendo da espécie analisada, a banana tem, sim, sementes.


                                          As espécies cultivadas de banana normalmente não possuem sementes.

Bananeira é o nome dado às plantas agrupadas no gênero conhecido como Musa. Essas espécies possuem folhas grandes e verdes que possuem bainhas que formam um pseudocaule. O caule verdadeiro da bananeira, também chamado de rizoma, é subterrâneo e cresce horizontalmente no solo. A bananeira produz um fruto que é denominado debanana e que é bastante apreciado por toda a população, sendo normalmente consumido in natura.
Apesar de bastante difundido, o fruto não é bem conhecido pela população no que diz respeito, principalmente, à sua estrutura. Muitas pessoas acreditam que os pontinhos pretos que existem no centro da banana são sementes. Entretanto, aquelas estruturas são óvulos não fecundados. A banana cultivada é um fruto partenocárpico, ou seja, que se desenvolve sem que haja fecundação e, portanto, não possui semente.
O desenvolvimento de bananas sem sementes ocorreu em virtude da seleção desses frutos por produtores que queriam melhorar a qualidade do produto oferecido. Provavelmente, o desenvolvimento inicial desse tipo de fruto ocorreu em razão de alguma mudança genética.
Vale destacar que ainda hoje é possível encontrar bananas com sementes na natureza. Essas bananas selvagens normalmente desenvolvem sementes em situações de estresse ambiental como uma forma de garantir a sua sobrevivência. Um exemplo de banana que possui sementes é a Musa balbisiana, nativa do sul da Ásia (veja foto abaixo).
                                                          A Musa balbisiana é uma espécie de banana que possui sementes

A reprodução da bananeira normalmente é feita por via vegetativa, em que ocorre a separação de brotos da planta-mãe que darão origem a outro indivíduo. Nesse caso, a planta não possui variedade genética, sendo idêntica à planta-mãe. Isso representa um grande problema, uma vez que um espécime com facilidade de contrair doenças dará origem a outro com esse mesmo problema.
A produção também pode ser feita pelo fracionamento de rizoma, técnica que consiste na plantação de pedaços do caule da planta. Existe ainda a possibilidade de fazer a propagação do vegetal por técnicas de produção de mudas in vitro.
Curiosidade: As bananas-prata, prata-anã e pacovan são as variedades mais cultivadas no Brasil. De acordo com a Embrapa, essas três espécies são responsáveis por 60% da área cultivada com banana no país.

PROGRAMA JOVEM APRENDIZ




Vagas para o Jovem Aprendiz consulte o  site: 

2º DESAFIO

A agricultura é a arte de colher o sol. Essa frase, divulgada nos cursos de Agronomia, expressa o quanto a agricultura depende de fenômenos e elementos naturais mais do que qualquer outra atividade econômica conhecida. Isso ocorre porque a produção agropecuária depende de uma capacidade especial típica dos vegetais: sintetizar seu próprio alimento.
Porém, assim como todos os demais seres vivos, as plantas também precisam de água e de nutrientes minerais que elas retiram do solo pelas raízes. Entretanto, as plantas podem “fabricar” as substâncias orgânicas de que necessitam para sua nutrição e fazem isso por meio de um processo bioquímico chamado de fotossíntese, o qual depende da energia do sol para acontecer.
Fonte: http://www.vestibulinhoetec.com.br/provas-gabaritos/

A partir das informações do texto, assinale a alternativa correta.

(A) O solo depende da energia do sol e das raízes das plantas para realizar o processo de fotossíntese.
(B) A agricultura possui autonomia, pois independe de fenômenos naturais para sua existência.
(C) As plantas não dependem de outros seres vivos para produzir o próprio alimento.
(D) As sementes das plantas adubam organicamente o solo no processo de fotossíntese.
(E) O solo produz os materiais orgânicos e energia para nutrir as plantas e o processo agrícola.

Resposta do 1º Desafio: alternativa "C"

PENSAMENTO DO DIA


Momento Literário

A cada semana estaremos divulgando a biografia de um autor, espero que você goste. Boa leitura!!
Esta semana estaremos relatando a biografia do cartunista MAURÍCIO DE SOUSA.

Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.

Mauricio de Sousa (1935) nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Filho do poeta Antônio Mauricio de Souza e da poetisa Petronilha Araújo de Souza. Passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Mais tarde passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo, onde trabalhou, durante cinco anos, no jornal Folha da Manhã, escrevendo reportagens policiais e fazendo ilustrações.

Continua...amanhã!



sexta-feira, 18 de março de 2016

12º OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP 2016


GRÊMIO ESTUDANTIL 2016



CRONOGRAMA

Data de Inscrição: 15 – 24/03/2016;
Entrega da Proposta: 15 e 24/03/2016;
Campanha Eleitoral com cartazes: 28/03 – 01/04/2016
Apresentação nas salas: 04 – 08/04/2016
Eleição: 14/04/2016;
Apuração dos votos: 15/04 as 16h00;
Divulgação: 18/04/2016.
Posse: 27/04/2016.

Professores Responsáveis: Margarida, Sônia e Sueli.

Professora Coordenadora: Andréa

PENSAMENTO DO DIA


quinta-feira, 17 de março de 2016

Vamos estudar para o vestibulinho da ETEC - 1º Desafio

O solo pode ser conceituado como um manto superficial formado por rocha desagregada e, eventualmente, cinzas vulcânicas, em mistura com matéria orgânica em decomposição, contendo, ainda, água e ar em proporções variáveis e organismos vivos.

Como exemplos de matéria orgânica, é correto citar 
(A) sal de cozinha e vidro.
(B) sal de cozinha e água. 
(C) amido e folhas. 
(D) amido e água. 
(E) vidro e folhas.

EXCURSÃO - SESC ITAQUERA

Olá! Vamos ao SESC ITAQUERA?

Data: 08/04/2016
Saída: 8h
Chegada: 18h
Valor: R$ 40,00
Professoras responsáveis: Andréa, Lícia, Margarida e Adalgisa.



PENSAMENTO DO DIA

Valores

Fernando Sabino



O valor das coisas não está no tempo que elas duram e sim na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

ATENÇÃO! MENSAGEM URGENTE!

VAGAS PARA 2016!!!

A E.E Maestro Antônio Mármora Filho informa que há vagas para os 5º e 6º anos.
Compareça com as cópias dos seguintes documentos para efetuar a matrícula:
_Certidão de nascimento.
_Comprovante de residência.
_RG: (identidade)
_01 foto 3x4

Qualquer dúvida, ligue para nós!
             4796-3312