sexta-feira, 15 de maio de 2015

Maiores casos de desperdício de água estão na agricultura e na indústria

Equipamentos mal regulados e falta de planejamento são algumas das causas citadas em simpósio que discutiu como diminuir o desperdício de água no Brasil.


Um simpósio em Curitiba discutiu como diminuir o desperdício de água no Brasil. O diagnóstico é que os maiores problemas estão na agricultura e na indústria.
Equipamentos mal regulados e falta de planejamento no campo: combinação que provoca desperdício. De cada 100 litros de água usados para irrigar plantações, 40 são jogados fora. Na indústria de alimentos as perdas chegam a 20%, agravadas por equipamentos antigos e leis ultrapassadas.
“Precisa modernizar a base legal, sem perder a segurança alimentar, mas usar menos água, reusar mais essa água com maior eficiência e poluir menos o ambiente”, explica o biólogo José Roberto Borghetti.
Para as autoridades, o consumidor doméstico, o campo e a indústria precisam repensar o uso da água, fazer diferente.
“Temos de mudar a nossa atitude a respeito da água, saber que a água é um recurso finito, que a água está se esgotando e portanto temos que procurar em cada um dos setores medidas para poupar água”, diz o representante da FAO no Brasil Alan Bojanic.
Um frigorífico de Joaquim Távora, norte do estado, consome três milhões de litros de água por dia e reaproveita tudo. O lema ali é desperdício zero. O segredo está do lado de fora, em estações de tratamento construídas pela empresa a um custo de R$ 4 milhões. É uma sequência de processos químicos e biológicos que produz uma transformação impressionante. Dá até para beber. Depois do tratamento, parte da água volta para ser usada na empresa e o restante, é despejado em um ribeirão.
“Devido à escassez de água que nós vivemos hoje, essa água pode ser reaproveitada de uma forma mais inteligente”, afirma o gestor ambiental Francisco Carlos da Silva.
PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE O LINK ABAIXO:

Sem comentários:

Enviar um comentário

A E. E. Maestro Antônio Mármora Filho agradece a sua participação.

Continue nos seguindo e fique informado.