Compreender também diz respeito, tal como menciona o dicionário da Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, à disposição para entender as atitudes e os sentimentos de alguém. Por exemplo: “Compreendo que tenhas algum receio, mas deves ir falar com ela”.
A compreensão da leitura requer habilidades de antecipação, predição, inferência e paráfrases, entre outras. Um texto pode ser compreendido a nível literal (ao centrar-se na informação explicitamente exposta), a nível inferencial (quando se procuram relações que vão mais além daquilo que é lido), a nível crítico (emite-se, com fundamentos, um juízo de valor sobre o texto) ou a nível afectivo (inclui as dimensões cognitivas anteriores e inclui uma resposta emocional), por exemplo.
Convém frisar que a hermenêutica (do grego hermeneutiké, “a arte de explicar/interpretar”) é a área que estuda a interpretação dos textos, para determinar o significado exato das palavras através das quais foi expressado um pensamento.
Para finalizar, podemos acrescentar que, na óptica da lógica, a compreensão é o conjunto de caracteres comuns a um conceito. Desta forma, o conceito “homem” compreende os termos “animal” e “racional”.
Sem comentários:
Enviar um comentário
A E. E. Maestro Antônio Mármora Filho agradece a sua participação.
Continue nos seguindo e fique informado.